Home » Notícias » Curva: Como acertar diminuindo o ângulo da curva

Curva: Como acertar diminuindo o ângulo da curva

Cornering-Motorcycle-Sparks-1014

Talvez as curvas gerem maior emoção e medo nos corações dos motociclistas. No entanto, as próprias não são realmente a causa de preocupação. É a surpresa de entrar em uma curva desconhecida, definindo a sua velocidade e melhor traçado, mas, de repente as regras mudam no meio do caminho.

Lembre-se que, apesar da surpresa, se sua moto não está arrastando, você tem a distância ao solo de se inclinar sobre a moto ainda mais – provavelmente mais do que você imagina.

Antes de discutirmos o desafio de diminuir o ângulo da curva, devemos rever rapidamente. Isso irá garantir que tenhamos as mesmas técnicas em mente. Em uma curva constante, o motociclista pode ver a partir da entrada o ponto de saída. Podendo assim abrir na entrada da curva e ajustando a velocidade apropriada para tangente e voltando a acelerar na saída.

Um motociclista deve olhar para saída da curva, iniciar o contorno e começar a controlar no acelerador, no acelerador estabelece tração e mantém a moto inclinada na curva como os motociclistas devem fazer. Após a tangente, a aceleração pode aumentar à medida que a moto começa a levantar-se, colocando uma pegada maior e seguindo a sua linha para saída da curva.

angulo-curva

Se toda extensão da curva pudesse ser vista no momento da entrada, a inclinação durante o percurso poderia ser planejada desde o início, como com o na figura mostrada. Assim poderíamos pilotar com mais segurança, devemos olhar de maneira correta buscando a frente o ponto de saída e em seguida recuar para ver como podemos aplicar esse conhecimento já na entrada da curva – mesmo quando não sabemos um ângulo que está à frente.

Se você está tomando a linha clássica através de uma curva e a curva fecha – mesmo que apenas um pouco – aplicará a mesma técnica, buscando olhar para saída, para não espalhar.  Então, ao se aproximar de uma curva mais fechada, a melhor tática para um motociclista seria,  definir a velocidade de entrada, reduza marcha, use os freios para moto “sentar”, mantenha mais aberto possível na entrada da curva (procure olhe sempre para saída) e marque o ponto de saída dirigindo para a tangente da curva.

Decreasing-Radius-Corner-Graphic

Pilotos menos experientes vão querer definir uma velocidade mais lenta na entrada das curva. Para os pilotos mais avançados, farão a curva com um ângulo menor, mais fechado, desde que você esteja ciente da tração e frenagem necessária para contornar a curva. Boa aplicação dos freios é fundamental, cuidado para não travar (alicatar) os freio – ou cortar todo acelerador – pode causar a perda de tração e acabar caindo.

Enquanto a tração e a frenagem em uma curva é limitada, entrando em uma curva com o peso da moto deslocado para a parte da frente da moto realmente ajuda, o garfo diminui à medida que ele compacta, tornando a resposta da moto mais rápida a mudança de direção. Você também vai comprimir o pneu, dando uma área de contato maior e mais tração.

No entanto, o mais difícil é você, estar em curva, confiar e a sintonia, é ter controle suficiente para frear enquanto se inclina (pendula) para um lado e para baixo. Depois de iniciar a sua linha da curva mais fechada, comece a acelerar para a saída, como faria normalmente.

No exemplo acima, convenhamos que nós podemos ver toda a curva, portanto, poderíamos decidir como fazê-la. No entanto, na rua, você vai entrar frequentemente curva onde você não pode ver a saída. Enquanto você não pode ver para onde a curva vai, não se engane com árvores ou postes, de telefone ou cercas. (Você já seguiu na sequência uma fileira de postes por quilômetros pode vê-los em linha reta e vão fora estrada.).

Então, quando estiver andando em uma estrada desconhecida, você deve sempre manter pelo menos 20% do seu conjunto de habilidades, de tração e distância ao solo em reserva para o inesperado – o que poderia vir na forma de uma curva fechada, um obstáculo, líquido, um ciclista, ou qualquer outra das inúmeras coisas que você pode encontrar no mundo real.

Decreasing-Radius-Corners-IMG_0666-633x427
Ampla linha inicial do motociclista lhe dá o tempo para detectar uma curva mais fechada e começar a apertar sua linha.

O motociclista prudente irá definir velocidade de estrada com base no que enxerga ao ponto de saída da curva (mantendo que 20% de reserva), vai manter uma linha menos fechada, dando mais segurança e opções de condução. Uma linha mais aberta dá a visão ampliada da estrada à frente, aumentando o tempo para reagir ao inesperado. Mesmo mantendo a linha mais aberta, você pode acelerar manter a aceleração, como faria normalmente. Se uma curva começa a fechar, você tem que folga para reduzir e mergulhar na curva.

Se você suspeitar que a curva está mudando, terá tempo para diminuir a sua velocidade, usando aplicando o freio motor e soltando um pouco o acelerador. Se a curva requer que você desacelerar ainda mais, use os freios. Ao praticar esta técnica, observe como, quando você ao desacelerar a moto sua moto, ela vai se inclinar e fará naturalmente a curva. Depois de definir a sua nova linha, busque a saída da curva e retome a aceleração.

O piloto escolheu sua curva através da seção mais fechada e já está olhando em frente para a próxima curva.
O piloto escolheu sua curva através da seção mais fechada e já está olhando em frente para a próxima curva.

 

Confira

Suzuki GSX-R 1000 R Origins Edição Limitada

A Suzuki apresenta a nova GSX-R 1000 R Origins, uma versão limitada de 33 unidades ...