Home » Mototurismo » Destinos » Bom Retiro

Bom Retiro

Paisagem de invernoPara quem vem do litoral pela SC-282, Bom Retiro é a porta de entrada da região serrana. A história do município começou no fim do século XVIII, quando o capitão Antônio Marques de Arzão foi incumbido de abrir uma estrada que ligasse São José, no litoral, a Lages, no planalto catarinense. Durante a obra, foram desbravadas as terras que viriam a ser Bom Retiro.
A economia da cidade é baseada na agricultura (maçã, milho, vime, mel, uva e cebola são os principais produtos), na pecuária e nas indústrias têxtil, madeireira e cosmética.
O relevo formado pelas superfícies onduladas e escarpas da Serra Geral e do Vale do Rio Itajaí-Açu é garantia de paisagens impressionantes – incluindo grutas, como a de Nossa Senhora de Lourdes, cavernas, cascatas e cachoeiras.

Calçada e Costão do Frade
O Morro do Costão do Frade recebeu esse nome em razão de uma grande pedra que, para os colonizadores da região, lembrava a silhueta de um frade. Perto dali, escravos construíram um caminho feito com pedras-ferro, no final do século XVIII, a mando do capitão Antônio Marques de Arzão, o desbravador das terras de Bom Retiro. Os vestígios desse caminho podem ser percebidos até hoje em meio à vegetação – são chamados de “calçada” pelos moradores. Há também nessa área uma gruta natural que se tornou ponto de peregrinação de fiéis.

Museu da Memória dos Imigrantes Alemães de Entrada – Johann Deucher

phoca_thumb_l_museu da mamoria dos imigrantes alemaes de entrada1Instalado em uma casa de madeira construída em 1925 e recentemente restaurada em 2006, mantém os registros que garantem um resgate histórico da cultura e da religiosidade dos imigrantes vindos da Alemanha que, entre os séculos XIX e XX, se fixaram na localidade de Entrada e formaram um dos primeiros núcleos brasileiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O acervo inclui livros, móveis e ferramentas. Adjacente ao museu está o Morro do Trombudo, 1.306 m acima do nível do mar, local onde o capitão Antônio Marques de Arzão fixou, em 12 de abril de 1791, um marco de madeira para estabelecer os limites das províncias de Santa Catarina e de São Paulo.
Estrada Geral de Entrada, s/n, Entrada.
Diariamente, 14h às 17h30.
Fone: (49) 9142-9517
www.amiaebr.org/museu 

Estátua do Capitão Arzão
Esse monumento foi erigido em homenagem ao colonizador pioneiro da cidade.
Jardim Hercílio Luz, Centro.

O que fazer

Morro da Cruz
A 10 km do Centro, o morro tem 1.340 m de altura, proporcionando uma bela vista panorâmica da região. É também tradicional ponto de peregrinação na Sexta-Feira Santa. O acesso pode ser feito em boa parte com veículos, mas é concluído a pé.

Infraestrutura
Para experimentar o famoso churrasco de Bom Retiro, as melhores alternativas são as churrascarias localizadas às margens da BR-282, entre os quilômetros 127 e 137. Para hospedagem, a cidade dispõe de um bom hotel-fazenda e oferece duas outras opções no Centro.
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
(49) 3277-0431
www.bomretiro.sc.gov.br
Hospedagem: 90 leitos

Acessos

Por via rodoviária
De Lages: BR-282.
De Florianópolis: BRs 101 e 282.
De Porto Alegre: BRs 116 e 282.
De Curitiba: BRs 116 e 282.

Distâncias de Bom Retiro
Lages: 86 km
Florianópolis: 136 km
Curitiba: 421 km
Porto Alegre: 435 km

Confira

Conheça as 5 cidades turísticas mais frias do Brasil

Não são somente as praias que recebem os turistas brasileiros nas férias. Cidades das Regiões ...