Home » Mototurismo » Destinos » Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra

Serra do Rio do RastrHá tantas belezas nessa terra, que soou absolutamente natural quando começaram a chamá-la de jardim. Com o tempo, o apelido deu origem ao novo nome do município, em substituição a Cambajuva.

O surgimento da cidade remonta a 1870, com a chegada da família do gaúcho Manoel Pinto Ribeiro. Coube aos primeiros colonizadores abrir uma trilha em direção ao litoral, que ficou conhecida inicialmente como Serra do Doze – só mais tarde passou a ser chamada de Serra do Rio do Rastro. Por influência dos ancestrais de boa parte dos moradores atuais, Bom Jardim da Serra é um dos municípios catarinenses em que as tradições gaúchas são mais preservadas.
Quatorze rios nascem e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro da própria cidade, que tem ainda 35 cachoeiras. A imagem das magníficas curvas da Serra do Rio do Rastro é inesquecível. A proximidade com a famosa estrada leva Bom Jardim da Serra a ser conhecida como “portal da Serra Catarinense” – e o município, que pode ser considerado uma síntese das maravilhas que o visitante encontrará dali em diante, faz as honras com muito orgulho.

Cânion das Laranjeiras

phoca_thumb_l_cnion das laranjeiras - plnio bordin fonte letras brasileirasBela formação encontrada na localidade de Santa Bárbara, a 12 km do Centro, está em área privada, a Fazenda Santa Cândida. O acesso de turistas costuma ser liberado pelos proprietários, mas o ideal é visitar o local acompanhado de um guia ou em grupos organizados pelas pousadas. Deve-se estacionar o carro e caminhar mais 1,5 km até chegar ao cânion. Para se informar sobre as condições do tempo – a neblina atrapalha a vista da paisagem –, ligar para (49) 9163-2799, Fazenda Santa Cândida.

Cascata Salto do Pelotas

phoca_thumb_l_cascata salto do pelotas maior conjunto de quedas-dguas da cidade - plnio bordin fonte letras brasileirasMaior conjunto de quedas de Bom Jardim da Serra, fica a 8 km do Centro, às margens da SC-438. Para chegar até a cascata, é preciso atravessar uma porteira e pedir autorização, já que a atração está dentro de área privada. Por isso, o mais indicado é visitar o local acompanhado de um guia ou em grupos organizados nas pousadas. É importante ter preparo físico para descer e, principalmente, subir de volta os 156 degraus construídos para levar o visitante até as proximidades das quedas.

Usina de energia eólica

phoca_thumb_l_usina de energia elica  inaugurada em 2002A visão de um grande cata-vento, com três hélices gigantescas e 50 m de altura, chama a atenção de quem se aproxima do Mirante da Serra do Rio do Rastro, na SC-438. Trata-se da primeira estação catarinense de energia eólica (produzida pela ação do vento), inaugurada em 2002 pelo Governo de Santa Catarina. A energia produzida ali é destinada à iluminação da Serra do Rio do Rastro. Graças à regularidade e intensidade dos ventos, Bom Jardim da Serra foi selecionado como um dos três municípios catarinenses com potencial de exploração de energia eólica, ao lado de Laguna e Água Doce.

Mirante da Serra do Rio do Rastro

phoca_thumb_l_mirante da serra do rio do rastroSituado a 11 km do centro de Bom Jardim da Serra, dispõe de área para estacionamento. O mirante proporciona visão panorâmica da Serra do Rio do Rastro. Em dias límpidos, é possível enxergar o mar a mais de 100 km de distância e 1.460 m abaixo. A Serra do Rio do Rastro é uma magnífica obra em meio à Serra Geral, que liga a região serrana com o litoral catarinense – o caminho original foi inaugurado em 1903 pelo então governador Vidal Ramos, época em que a viagem no lombo de mulas chegava a durar cinco dias. Recomenda-se descer e/ou subir os 12 km da estrada para ter a sensação de passar por suas curvas arrebatadoras. Deve-se ir devagar e ter cuidado ao encontrar caminhões e ônibus pelo trajeto – é preciso parar por alguns instantes até que eles consigam manobrar para completar as curvas. O piso é de concreto e há uma mureta de um metro de altura para garantir a segurança. A estrada é bem iluminada à noite, graças à energia gerada pela usina eólica localizada em Bom Jardim da Serra, nas proximidades do mirante.
SC-438, Km 131.

Infraestrutura
A cidade oferece três boas opções de hospedagem em sintonia com a bela natureza da região. As alternativas gastronômicas para quem não está hospedado em um desses estabelecimentos são limitadas.
Secretaria de Turismo
Fone: (49) 3232-0735
www.bomjardimdaserra.sc.gov.br
Hospedagem: 325 leitos

Acessos

Por via rodoviária
De Lages: SC-438.
De Florianópolis: BRs 101 e 282 e SCs 430 e 438.
De Porto Alegre: BRs 290 (Freeway) e 101 e SCs 444, 446 e 438.
De Curitiba: BRs 116 e 282 e SC-438.

Distâncias de Bom Jardim da Serra
Lages: 122 km
Florianópolis: 239 km
Porto Alegre: 364 km
Curitiba: 482 km

Confira

Conheça as 5 cidades turísticas mais frias do Brasil

Não são somente as praias que recebem os turistas brasileiros nas férias. Cidades das Regiões ...