Home » Mototurismo » Destinos » Urupema

Urupema

Foto enviada para Almanaques Regionais 2008Repleto de peixes, o Rio Caronas cruza o centro da cidade. Urupema é assim – e os peixes em questão são as trutas, extremamente sensíveis à poluição da água. Depositadas ali há 15 anos, elas se reproduziram livremente e hoje podem ser vistas sem dificuldade pelos turistas.
A qualidade de vida no município já teve importantes reconhecimentos. O Programa Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Organização Comunitária foi agraciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com um diploma de honra ao mérito.
Outra peculiaridade de Urupema é ter a maior altitude média do estado – 1.425 m –, o que assegura grande frequência de geada e neve no inverno. A cidade pleiteia o reconhecimento como a mais fria do país, título normalmente atribuído a São Joaquim.
Em Urupema também está um dos estabelecimentos pioneiros em turismo rural na região, a Fazenda do Barreiro, com mais de 200 anos de história. Casas de família que recebem visitantes também são opções de hospedagem.

phoca_thumb_l_fogo de cho phoca_thumb_l_paisagem rural phoca_thumb_l_geada  um fenmeno comu na regio

Morro das Torres/Cascata que Congela

Ponto mais alto da cidade e um dos mais elevados do estado, com 1.750 m, proporciona bela paisagem da região, a perder de vista, para todos os lados. O nome do morro deve-se à existência de antenas de telefonia e de televisão. A 1,5 km do topo está a Cascata que Congela, cujo acesso se dá por uma pequena estrada que sai do caminho principal. A cascata é uma suave queda-d’água de 12 m que, nos dias mais frios, deixa de correr e se transforma em gelo. Já houve ocasiões em que se manteve congelada por até cinco dias seguidos. Mesmo quando a temperatura não está tão baixa, o passeio vale a pena. Com tempo bom, o acesso de carro é fácil. O Morro das Torres fica a 7 km do Centro.

phoca_thumb_l_cascata que congela no morro das torres phoca_thumb_l_neve no morro das torres a 1750 m

Infraestrutura
A centenária Fazenda do Barreiro é um dos destaques do turismo rural de toda a região serrana. A cidade tem dois parques de exposições, ambos situados às margens da SC-439.
Secretaria de Turismo, Urbanismo e Esporte
Fone: (49) 3236-3050
www.urupema.sc.gov.br
Hospedagem: 200 leitos

Acessos

Por via rodoviária
De Lages: BR-282 e SCs 438 e 439.
De Florianópolis: BRs 101 e 282 e SCs 438 e 439.
De Porto Alegre: BRs 116 e 282 e SCs 438 e 439.
De Curitiba: BRs 116 e 282 e SCs 438 e 439.

Confira

Conheça as 5 cidades turísticas mais frias do Brasil

Não são somente as praias que recebem os turistas brasileiros nas férias. Cidades das Regiões ...