Home » Mundo SBK » Conheça Andy Lima #08

Conheça Andy Lima #08

885749_10151347884201342_1044884066_o“Não busco troféu, busco minha evolução pessoal, quebrar meus próprios recordes”.
Nome: Anderson Santos Lima
Apelido: Andy Lima.
Equipe: WR Racing Team
Tempo de Pista: 1 ano.
Como comecei: Fazendo track days e depois por intermédio de um piloto Alex Grego.

O ano de 2012 foi meu primeiro ano competindo. Até então eu só tinha contato com autódromos através de Track Days (dia de pista).
Eu havia comprado uma Ninja 250cc batida e precisava de alguma peças, pela internet eu conheci o também piloto Alex Grego #96. Na ocasião ele estava vendendo peças da moto dele pois só a utilizaria na pista. Ele falou tão bem do campeonato que resolvi me inscrever. Fiz a primeira etapa com a moto toda original, tirei só o farol e lanterna. Daí em diante não parei mais.
Entrei no campeonato na segunda etapa e somente na quarta etapa eu me dei conta da importância de se ter uma equipe, com mecânicos, chefe de equipe, etc. Minhas voltas ficaram muito mais rápidas e fui ganhando posições no Grid de largada e também nas corridas. Terminei o campeonato na 15ª posição, dentre as 47 motos participantes e mesmo tendo entrado na segunda etapa. Pra mim foi um resultado significativo.
Além da evolução nas pistas, fui obrigado a mudar alguns hábitos, como por exemplo a atividade física que na ocasião era quase nenhuma e a alimentação totalmente errada. Com algumas mudanças e muita força de vontade eu perdi 14 quilos para me tornar mais competitivo, pois numa categoria 250cc o peso do piloto influencia muito.
No campeonato de 2013 estou correndo de Ninja 300cc, na categoria Light, graças ao patrocinador WR Exaust Racer que me cedeu a moto e assim criamos a equipe WR Racing Team, com o piloto Willian Rodrigo #15 que também corre de Ninja 300cc na categoria Light (meu parceiro de equipe é meu concorente… hehehe).
Falando um pouco da primeira etapa do campeonato, no primeiro treino livre do dia eu senti o peso da responsabilidade nas mãos pois a moto estava com apenas 1 km rodado, chega a dar uma dózinha colocar uma moto na pista desta forma, mas faz parte.
Eu estava um pouco travado nesse final de semana, começo de temporada, algum tempo sem andar na pista, amaciando o motor, tirando a cera do pneu que era novo e com a responsabilidade de não me arriscar muito neste final de semana. Pois é, pode parecer estranho dizer não me arriscar muito, mas no domingo (dia da corrida) estavamos comemorando o aniversario de 2 anos da minha filha e isso pesou muito pra mim, não podia me arriscar a ponto de talvez sofrer uma queda (é um risco que todos corremos) e não conseguir ir no aniversario da minha filha, por isso minha idéia era completar a prova e pontuar, independente de qual posição eu chegasse.
Ninguém ganha a corrida na primeira curva, mas pode se perder a corrida na primeira curva. Ninguém ganha o campeonato na primeira etapa, então eu precisava pontuar, independente de qual posição eu chegasse.
A diferença da 250cc para a 300cc é muito grande, dá aproximadamente 10 cv de diferença de uma pra outra. Na 250cc meu melhor tempo foi na casa de 2:13, na primeira corrida com a 300cc foi 2:15, mas tenho certeza que esse tempo vai cair bastante no decorrer do campeonato.
Por enquanto temos poucas motos 300cc no grid, a maioria ainda é 250cc, mas independente de quantas motos terá na próxima etapa não vai mudar nada pra mim, não busco troféu, busco minha evolução pessoal, quebrar meus próprios recordes.
Até a próxima etapa !
Abraços
Andy Lima #08.

Fotos: Arquivo pessoal

Confira

Suzuki GSX-R 1000 R Origins Edição Limitada

A Suzuki apresenta a nova GSX-R 1000 R Origins, uma versão limitada de 33 unidades ...