Home » Notícias » BMW apresenta conceito de moto com farol laser e capacete com tela multimídia

BMW apresenta conceito de moto com farol laser e capacete com tela multimídia

p90206834_highres_bmw-k-1600-gtl-conce

A BMW Motorrad exibirá na Consumer Electronics Show (CES 2016) uma moto com laser e um capacete que funciona como tela multimídia, projetando informações em tempo real (como o “head up display”, que mostra informações no para-brisa do carro).

O conceito da K 1600 GTL, moto mais cara da marca, usa farol com laser, uma adaptação do sistema que existe nos carros Série 7 e no i8, da mesma marca.

Segundo a BMW, as lâmpadas com laser possuem um alcance de até 600 metros à frente, o dobro das lâmpadas convencionais.

Além disso, duram mais. Por outro lado, o custo ainda é alto para motocicletas, admite a montadora.

p90206829_highres_bmw-k-1600-gtl-conce

“No entanto, é esperado que o aumento da escala de produção dessas lâmpadas na indústria automobilística poderá resultar em redução de preço, e o uso em motos poderia ser imaginável em médio prazo”, avalia a BMW.

Capacete do futuro

A montadora alemã também acredita que oferecerá, no futuro, a tecnologia “head up display”, que exibe informações de trânsito no painel de veículos, também para motos. Nesse caso, em vez do para-brisa, os dados seriam projetados na viseira do capacete.

p90206802_highres_bmw-motorrad-concept

O objetivo, assim como nos carros, é evitar que o motociclista tire os olhos da via –ele não precisaria olhar mais para o painel de instrumentos para obter a informação. A inovação está em fase de pré-desenvolvimento, explica a BMW.
O capacete contém um minicomputador e auto-falantes, e é controlado na manopla esquerda. O sistema pode ser adaptado a capacetes já existentes.

As informações a serem exibidas são programáveis e, idealmente, serão somente aquelas que forem úteis para a segurança no trajeto — ou seja, a ideia não é o motociclista usar esse recurso para saber o que está acontecendo nas redes sociais.
Devem ser mostrados dados como velocidade e seleção de marchas, pressão dos pneus, nível do óleo e do combustível, reconhecimento de placas de trânsito e alerta de situação perigosa. Também será possível exibir a rota planejada.

Além disso, uma câmera dentro do capacete pode ser usada para gravar o que está à frente. E uma segunda câmera, voltada para a traseira, pode funcionar como um retrovisor virtual. A tecnologia também permite ver como estão outros membros de um grupo, no caso de viagens coletivas.
No futuro, a tecnologia poderá possibilitar a comunicação entre veículos, e um condutor poderá alertar o outro sobre riscos no trajeto.

Fonte: G1

Confira

Suzuki GSX-R 1000 R Origins Edição Limitada

A Suzuki apresenta a nova GSX-R 1000 R Origins, uma versão limitada de 33 unidades ...