Home » Mundo SBK » KTM entrará na MotoGP em 2017

KTM entrará na MotoGP em 2017

gfdgdA KTM anunciou nessa sexta-feira (1º) seus planos de ingressar na MotoGP a partir da temporada 2017. A montadora austríaca já disse até que tipo de motor utilizará: um V4 que será montado em uma motocicleta denominada RC16.

O anúncio foi feito pelo CEO da KTM, Stefan Pierer ao site alemão Speed Week. O novo motor pretende funcionar pela primeira vez em maio de 2015 e deve ser testado na RC16 ao final do ano. Uma participação como convidada (Wild Card) em 2016 não foi descartada.

Entretanto, há um porém. A KTM não pretende vir com equipe oficial. O esquema será semelhante ao que já é feito com sucesso na Moto3, ou seja, fornecendo equipamento para fortes equipes privadas e trabalhando com elas no desenvolvimento e suporte.

Ainda assim, a KTM também tem intenção de homologar uma versão “comercial” da RC16. A produção seria pelo mínimo necessário (100 unidades) à um preço que pode variar entre de 150.000 a 200.000 euros. Seria uma versão exclusiva para as pistas, já que a legislação europeia proíbe a circulação de motos acima de 200 cv, potencia facilmente superada nas pistas.

Depois de abandonarem a MotoGP durante a grave crise econômica que começou em 2008, aos poucos, as montadoras vão voltando à categoria. A primeira a fazer seu retorno será a Suzuki em 2015. No ano seguinte será a vez da Aprilia. Atualmente, apenas Honda, Yamaha e Ducati participam ativamente do certame.

Confira

Suzuki GSX-R 1000 R Origins Edição Limitada

A Suzuki apresenta a nova GSX-R 1000 R Origins, uma versão limitada de 33 unidades ...