Home » Notícias » O clássico motor BMW boxer até 2021.

O clássico motor BMW boxer até 2021.

560d1ce69e98e_XL

Com a obrigatoriedade em cumprir com os regulamentos Euro4 a partir do próximo ano, as marcas de motociclos começaram a renovar as suas gamas de forma a garantir que estão em conformidade com as obrigações europeias. No entanto, as marcas com motores de refrigeração a ar com pistões de grande diâmetro, como é o caso dos motores V2 e os bicilíndricos boxer da BMW, encontram-se numa posição mais delicada uma vez que terão de fazer grandes esforços ao nível das emissões para poderem continuar a comercializa-los em 2016.

No caso particular da BMW, a marca já conta com um motor boxer de refrigeração líquida que atualmente equipa diversos modelos da gama R. Mas ainda existe um modelo, a BMW R Nine T, que faz uso do antigo motor de refrigeração a ar e, tendo em conta o Concept Path 22 que a BMW apresentou este ano, é seguro assumir que a marca bávara tem intenção de continuar a comercializar este motor numa nova família de modelos centrados na Nine T, durante mais alguns anos.

560d1d10c90e7_XLA confirmação de que o boxer “a ar” não vai a lado nenhum foi dada hoje por Karl Viktor Schaller, responsável pelo desenvolvimento de novos motociclos da marca bávara, em entrevista à publicação britânica MCN.

“Nós sabemos que os motores refrigerados a ar são sinónimo da BMW para muitas pessoas e temos um lugar na nossa gama planeado para os manter por um grande período de tempo”, afirmou Schaller que explicou as medidas que serão tomadas para garantir que estes motores ficam de acordo com as novas diretrizes para as emissões – “As emissões de hidrocarbonetos em motores com pistões de grande diâmetro é o problema que temos de resolver e que afeta também marcas como a Harley-Davidson, a Ducati e a KTM. Os catalisadores terão de ter outro tipo de metais na sua constituição, terão talvez de ser um pouco maiores e talvez mais caros mas tecnologias como o “twin spark” e tratamentos antifricção nas superfícies internas permitem alcançar o objetivo da redução das emissões”.

Schaller confirmou ainda que a BMW já está a pensar nas diretrizes Euro5, que entrarão em vigor para os motociclos a partir de 2021, e garante que, pelo menos até lá, os motores boxer com refrigeração a ar continuarão a ser comercializados.

No que diz respeito ao motor de refrigeração liquida, a BMW continuará a apostar neste novo grupo propulsor que, segundo Schaller, ainda receberá um aumento de potência nos próximos anos. Relativamente à unidade refrigerada a ar, esta deverá equipar não só a Nine T mas também a nova gama de modelos, a primeira das quais especula-se ser uma scrambler baseada no modelo que celebrou os 90 anos da BMW Motorrad.

No Salão Internacional de Milão, que se realiza no próximo mês de novembro, ficaremos a saber mais sobre os planos da marca bávara para 2016.

Confira

Suzuki GSX-R 1000 R Origins Edição Limitada

A Suzuki apresenta a nova GSX-R 1000 R Origins, uma versão limitada de 33 unidades ...