Home » Notícias » Aprenda a ser um passageiro bonzinho

Aprenda a ser um passageiro bonzinho

garupa

Dá desespero ver cenas urbanas em que passageiros se aboletam nas costas do pobre piloto, ora com as pernas abertas sem apoio de pés, ora como uma donzela medieval, com as duas pernas para o mesmo lado, às vezes segurando no capacete do infeliz, por vezes descalços ou de chinelos. Então, aqui vão algumas dicas básicas para o bom convívio entre piloto e passageiro:

Vestido para matar: imite as boas práticas do piloto, ou seja, calças compridas, sapatos ou preferencialmente botas resistentes e reforçadas, jaqueta de mangas compridas de material resistente, o uso de luvas com proteções também é uma boa prática, sem falar, obviamente, em um bom capacete que sirva direitinho na sua “moringa”. Nada de capacete largo que pode decolar do seu crânio na ventania. Atenção: nunca use cachecol, pois se ele alcançar as partes móveis da moto (roda, transmissão etc.), algo muito macabro pode acontecer.

Ache o seu apoio: nada poderá enfurecer mais o piloto e provável dono da moto do que uma marca de sola no escapamento. Sem falar que ele pode partir sem que você tenha acomodado bem seus pisantes e você ficará tentando achar o bendito estribo como um avestruz com a moto andando. Quase todas as motos têm apoios de pé. Ache-o e arme-o antes de subir na moto. Também avise o piloto que você vai subir ou descer (muito importante). Ah, e mantenha seus pezinhos no apoio, mesmo com a moto parada. A física faz milagres, e o piloto agradece se você não colocar os pés no chão.

Suba pela esquerda: como disse antes, primeiro, deixe o piloto montar, não suba antes disso, e quando fizer, faça pelo lado esquerdo. Por quê? Porque é o lado do apoio lateral da moto. Caso algo dê errado (e acredite, às vezes dá), o piloto precavido que ainda não retraiu o apoio lateral pode salvar a moto de uma queda se ela pender demais para o lado.

Segure-se: se for a primeira vez que pega carona com o piloto, convém perguntar como ele prefere que você segure, com as mãos em sua cintura ou nas alças de mão (se existirem), ou mesmo com uma mão na cintura do piloto e a outra na alça. Nunca segure no capacete do vivente; nunca segure nos amortecedores traseiros.

Deite junto: motocicletas deitam quando fazem curvas e, se você deitar ou fizer força com o corpo para o lado oposto, além de irritar o piloto, pode fazer a moto perder o equilíbrio. Na dúvida, tente deixar o seu capacete alinhado com o do piloto sempre.

Não seja cabeça dura: tente antecipar as freadas e mantenha o seu capacete longe do piloto. Não chega a ser perigoso, mas é extremamente irritante sentir um “tum”, às vezes um “tum-tum” a cada freada ou buraco.

Ademais, sempre se comunique, dizendo se está confortável. O maior elogio que um piloto pode fazer a um passageiro é que nem percebeu que ele estava na garupa.

Fonte: Motociclismo

Confira

Suzuki GSX-R 1000 R Origins Edição Limitada

A Suzuki apresenta a nova GSX-R 1000 R Origins, uma versão limitada de 33 unidades ...